Inicia na próxima terça-feira, 07, a segunda etapa das formações do Programa Cuidar Melhor. O evento, que acontece em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps), é voltado aos gestores e técnicos das secretarias municipais.
“A segunda etapa das formações visa apoiar a construção de planos de ação dos municípios para a melhoria dos indicadores do programa. Os planos terão como foco o desenvolvimento de soluções para os problemas que foram priorizados pelos prefeitos e secretários da saúde na primeira etapa das formações”, relata o coordenador do Programa Cuidar Melhor, Caio Cavalcanti.
Saiba mais sobre a parceria da Secretaria da Saúde com o Ieps
O Ieps é uma instituição sem fins lucrativos que defende a ideia de que toda a população do Brasil deve ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis. O instituto conta com um conselho consultivo multidisciplinar não remunerado, cujos membros desenvolvem trabalhos em distintos âmbitos do setor.
No primeiro ciclo de formações, foram priorizados os indicadores do Programa, com a elaboração do Documento Orientador contendo informações singulares de cada município, além de propostas de ações para a melhoria do desempenho nos indicadores do Programa.
Cuidar Melhor
Lançado em janeiro de 2021, o Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde. O programa também pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.
> Ranking dos municípios cearenses nos indicadores de esforço – ano 2021