Prefeitos e secretários municipais da saúde participam das primeiras turmas da formação do Programa Cuidar Melhor   

atualizado em 19 de abril de 2022

Nesta quarta-feira (13), em continuidade às formações do Programa Cuidar Melhor, que acontecem em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps), foi realizada mais uma turma, desta vez com os municípios que integram a região do Cariri. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (Sepos).

“As formações do Programa Cuidar Melhor foram construídas com base no mapeamento de avanços e desafios respondido pelos 184 municípios cearenses, bem como, no documento orientador elaborado pelo Ieps com recomendações de ações dos municípios no programa. São momentos de reflexão coletiva e priorização de ações, envolvendo prefeitos, secretários e técnicos dos municípios cearenses, tendo como produto principal a elaboração do plano de ação municipal no programa para o ano de 2022. Esses momentos contam ainda com as participações das Superintendências Regionais da Sesa, suas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e apoiadores do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), que estão contribuindo com os municípios na construção desses planos”, relata o coordenador do Programa Cuidar Melhor, Caio Cavalcanti.

Calendário das formações do Programa

“Tendo a participação dos municípios como força motriz fundamental – como aconteceu durante o preenchimento do Mapeamento de Desafios – as formações do Cuidar Melhor estão acontecendo a todo vapor. O momento formativo propicia informações gerais sobre o Cuidar Melhor, disponibiliza um relatório individualizado para cada município com um raio-X do seu desempenho nos indicadores de impacto do Programa, além de relembrar no mesmo documento suas respostas ao Mapeamento e ações propostas no Documento Orientador. Com essas informações em mãos, cada município avalia, discute e escolhe o bloco de indicadores que será priorizado para a produção de planos de ação municipais. O sucesso do Programa e ações que propomos enquanto Ieps são fruto da participação e empenho dos municípios cearenses”, informa a pesquisadora de políticas públicas do Ieps, Jéssica Remédios.

O objetivo do documento é mostrar caminhos práticos e possíveis para que os municípios cearenses implementem ações estratégicas e políticas, que melhorem os indicadores do Programa Cuidar Melhor. Serão utilizados como referencial o documento orientador de ações do programa. O público participante são os gestores municipais e técnicos das secretarias municipais e estadual.

Acesse aqui o Documento Orientador

Saiba mais sobre a parceria da Secretaria da Saúde com o Ieps

O Ieps é uma instituição sem fins lucrativos que defende a ideia de que toda a população do Brasil deve ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis. O instituto conta com um conselho consultivo multidisciplinar não remunerado, cujos membros desenvolvem trabalhos em distintos âmbitos do setor.

A parceria da Sesa com o Ieps é não onerosa. O instituto em um primeiro momento, realizou a Oficina de Diagnóstico Situacional com os secretários municipais de saúde, que responderam a um formulário de mapeamento com perguntas sobre os desafios dos seus municípios. Posteriormente, foi elaborado o Documento Orientador com informações singulares de cada cidade, além de propostas de ações para a melhoria do desempenho nos indicadores do Programa Cuidar Melhor. Esta formação é a terceira etapa do Mapeamento de Desafios e Potencialidades.

Cuidar Melhor

Lançado em janeiro de 2021, o Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde. O programa também pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.

Conheça mais sobre o Programa Cuidar Melhor

> Programa Cuidar Melhor lança Documento Orientador nesta segunda-feira (28)

> I formação do Programa Cuidar Melhor reúne prefeitos, secretários e técnicos de secretarias municipais de Saúde

Habilidades

Postado em

1 de abril de 2022

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.